top of page
  • Foto do escritorKátia Debus

Série Música no Paço Municipal traz apresentação de flauta, violão e piano

Evento tem a participação dos músicos Rafael Marques, Amanda Carpenedo e Pedro Souza




Como parte das comemorações dos 250 anos de Porto Alegre, a Prefeitura de Porto Alegre, com o apoio e curadoria da Casa da Música, estão promovendo, em 2022, uma nova série de recitais no Paço Municipal. Sempre na terceira terça-feira de cada mês, acontece um recital com músicos da cidade ou de outras localidades, de diversos gêneros musicais. A quarta apresentação ocorre em 16 de agosto, às 18h, na qual participa o duo formado pelo flautista Rafael Marques e pela violonista Amanda Carpenedo, além do pianista Pedro Souza. O evento tem entrada gratuita. Abaixo, o repertório que será apresentado no dia:

Astor Piazzolla (1921-1992)

História do Tango

- Bordel 1900

- Café 1930

- Nightclub 1960

- Concert d’aujourd’hui

César Guerra-Peixe (1914-1993)

Melopéias nº 3

Salomão Habib (1965-)

Toteando

Celso Machado (1953-)

Suíte Popular Brasileira

- Paçoca

- Quebra-Queixo

- Piazza Vittorio

- Algodão Doce

- Sambossa

- Pé de Moleque

- - -

Série Música no Paço Municipal

Com Rafael Marques (flauta transversal), Amanda Carpenedo (violão) e Pedro Souza (piano)

16 de agosto, terça-feira, 18h

Obras de Piazzolla, Guerra-Peixe, Habib e Machado

Entrada gratuita

Local: Praça Montevideo, 10 - Centro Histórico de Porto Alegre

Realização: Prefeitura de Porto Alegre

Apoio e curadoria: Casa da Música Poa

- - -

Sobre Rafael Marques

Rafael Marques é Mestre em Música pela UFRGS e Bacharel em Música, sob a orientação de Leonardo Winter, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). É formado na escola de música do IPDAE. Foi aprovado no concurso Jovens Solistas, da Orquestra de Câmara FUNDARTE de Montenegro, sob a regência de Antônio Borges Cunha. Foi vencedor do I Concurso "Melhor Jovem Flautista" realizado pelo VII Encontro de Flautistas do RS. Participou como músico convidado na Orquestra de Câmara Theatro São Pedro, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre, Orquestra de Câmara da Unisinos, Orquestra Municipal de Sopros de Carlos Barbosa, Orquestra Sinfônica de Carazinho, entre outras. Atualmente atua como instrumentista na Orquestra Eintracht de Campo Bom, Orquestra de Sopros de Novo Hamburgo, Projeto Ébano e Marfim, e como Diretor Artístico da Orquestra de Música Barroca Lux Sonora. Também é docente de teoria, percepção e flauta transversal em cursos livres de música em Porto Alegre e na região metropolitana.

Sobre Amanda Carpenedo

Amanda Carpenedo é Mestra em Música no ramo da Performance pela Universidade de Aveiro, Portugal, e possui os títulos de Bacharelado em Violão e Licenciatura em Música pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), tendo obtido o diploma de Láurea Acadêmica em ambas as graduações. É professora substituta de violão no Instituto Federal do Rio Grande do Sul (IFRS) e também atua como professora no projeto AACAMUS, vinculado à Casa da Música Poa. Participou de diversos festivais de música nacionais e internacionais, nos quais teve aulas com músicos consagrados como Álvaro Pierri, Eduardo Fernandez, Paulo Bellinati, Marco Pereira, Paulo Martelli, Eduardo Isaac e Thomas Viloteau. Integrou o trio "Damas do Violão", com Flávia Domingues Alves e Fernanda Kruger, de 2014 a 2018, e foi membro da Camerata Violões de Porto, em Porto Alegre, desde a formação original, em 2017, até 2018. Como violonista solo, atuou em diversos países, tais como Brasil, Argentina, Portugal, França e Espanha. Foi ganhadora do 1º lugar no I concurso de violão Fábio Lima - Homenagem a Henrique Pinto, em Curitiba, PR. Em 2019 realizou importantes concertos com a Orquestra Portuguesa de Guitarras e Bandolins, com destaque para a turnê europeia, com a qual se apresentou em cinco países, além de um concerto na prestigiada Casa da Música no Porto, PT. Além de seus trabalhos nas áreas da performance, Amanda Carpenedo também atua nas áreas da educação, pesquisa, criação e produção.

Sobre Pedro Souza

Natural de Manaus (AM), Pedro Souza iniciou seus estudos de piano aos 12 anos. É Bacharel em Música pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA), sob a orientação do Prof. Dr. Fábio Ventura. Desde então participou de diversas masterclasses com importantes nomes do cenário da música: Andrea Lascurain, Javier Lascurain, Diego Caetano, Ney FIalkow, Zeynep Uçbasaran, Luiz Senise e Aracelli Chacon. Em 2019 foi premiado com o terceiro lugar no concurso Souza Lima e no concurso de piano Cora Pavan Capparelli. Nos últimos anos, tem participado de eventos e festivais online: Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA) e VIII Encontro Internacional de Pianistas. Atualmente é mestrando em Práticas Interpretativas no Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com apoio da CAPES, sob a orientação acadêmica e artística da Prof. Dra. Cristina Capparelli Gerling.

Acompanhe a Casa da Música Poa pela internet:


bottom of page