O que oferecemos

INSTRUMENTO MUSICAL

Coloque a Música na sua rotina! Venha estudar um Instrumento Musical.

Aulas particulares para todas as idades. Nível iniciante ao avançado.

faluta.png
violao.png
acordeon.png

Violão

A configuração moderna e desenho do violão foram confeccionados na Espanha. Presente hoje em quase todos os gêneros musicais populares, sua abrangência só se compara à do piano. Ao longo do tempo este instrumento sofreu grandes evoluções e, hoje em dia, possui uma grande variedade de formatos e tamanhos, cada qual mais apropriado a um estilo de execução. Entre os gêneros que mais utilizam a guitarra clássica (ou violão) estão a música erudita, o flamenco espanhol, o vals peruano, a cumbia colombiana, o joropo venezuelano, as rancheras mexicanas, a MPB, o samba, o fado português, a modinha, a morna, o choro, a bossa nova, as gaitas, entre outros.

Diversas características do violão o tornam propício ao acompanhamento do canto. Entre elas, a extensão, o volume sonoro, a relativa riqueza harmônica, o baixo custo e o peso reduzido. Isso também o torna o instrumento preferido de alguns intérpretes. Como é fácil de transportar, é comum ver grupos de pessoas reunidas em torno de um violão em festas, bares, praias, estádios, estações de trem ou outros locais ou situações em que as pessoas se agrupam.

Este instrumento originou um ramo da música clássica composta por obras escritas especialmente para tirar partido das possibilidades expressivas do violão, geralmente prelúdios, sonatas e concertos, embora qualquer forma de composição musical possa ser utilizada. O violão é tocado sem o uso de palhetas, utilizando-se as unhas (normalmente da mão direita). As unhas devem estar bem polidas para um som mais perfeito. Já Francisco Tárrega, preconiza que o toque seja realizado pela mão direita com a parte "macia" do dedo, ou seja, a unha não deveria ser utilizada. O toque nas cordas pode ser sem apoio ou com apoio. No último, o dedo, após ferir a corda descansa na corda imediatamente acima. Ao contrário da música popular a execução mais freqüente é de uma linha melódica tocada nas cordas agudas e linhas de baixo, escalas e arpejos são tocados simultaneamente à melodia principal.

Principais compositores que escreveram para o instrumento

Século XIX

Século XX

 

 

Na música popular as guitarras clássicas, ou violões, são utilizadas para acompanhamento do canto e a execução frequentemente é harmônica. Os acordes são montados com a mão esquerda e com os dedos da mão direita ou palhetas, são feitos diversos tipos de ritmos ou arpejos. Alguns géneros musicais permitem a utilização de linhas melódicas em introduções e solos. No jazz podem ser utilizadas técnicas mais elaboradas como o tapping e a execução com harmônicos. Na música popular é comum a amplificação das guitarras clássicas com microfones dinâmicos. Os amplificadores permitem ajustes de tonalidade e mesmo algumas leves distorções são toleráveis as vezes em alguns estilos populares.

Violão Clássico

Violão Popular

Ukelele

 

Ukulele (ou ukelele) é um instrumento musical português (Machete, Braginha, Cavaquinho) Ukulele é o nome que os havaianos deram ao instrumento que foi popularizado com esse nome mundialmente. De cordas beliscadas, geralmente com quatro cordas de tripa ou com materiais sintéticos como nylon, nylgut, fluorocarbono, entre outros. Esse instrumento é composto de 4 cordas e é encontrado em vários tamanhos e formas. O ukulele é composto pela mão ou (cabeça), as casas, o braço, o trastes, a boca, o cavalete, o corpo, as cordas (quatro), a pestana e as tarrachas.

O ukulele tem sua origem no século XX, tendo como ancestrais o braguinha o machete e o rajão, instrumentos levados pelos madeirenses, nomeadamente João Fernandes, quando emigraram para o Havaí para trabalhar no cultivo da cana-de-açúcar naquelas ilhas.

No idioma havaiano, ʻukulele quer dizer, dentre as interpretações possíveis, “pulga saltitante”, por causa do movimento das mãos de quem toca o instrumento. Já na interpretação da rainha Liliʻuokalani, significa "presente que veio de muito longe", numa referência às origens do instrumento. Outra hipótese é que a palavra ʻukulele seja derivada de ʻūkēkē, um arco musical nativo do Havaí.

Um dos maiores virtuoses do ukulele foi o norte-americano John King (1953—2009), célebre por suas interpretações de obras de Johann Sebastian Bach (como a partita BWV 1006 completa) e pela aplicação da técnica de campanella.King também escreveu sobre a história do instrumento.

ENDEREÇO

Rua Gonçalo de Carvalho, 22

Porto Alegre, RS

(atrás do Shopping Total)

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black
FALE CONOSCO
arrow&v