O que oferecemos

Coloque a Música na sua rotina! Venha estudar um Instrumento Musical.

Aulas particulares para todas as idades. Nível iniciante ao avançado.

faluta.png
violao.png
acordeon.png

Aulas de Gaita Harmônica

A harmônica (português brasileiro) ou harmónica (português europeu), harmona, gaita de boca, gaita de beiços, tecnicamente 'gaita de sopro', pois, há a 'gaita de fole', ou ainda, simplesmente gaita (também conhecida como realejo em algumas partes do Nordeste brasileiro e em Portugal), é um instrumento musical de sopro cujos sons são produzidos por um conjunto de palhetas livres.

A gaita possui em sua embocadura um conjunto de furos por onde o instrumentista sopra ou suga o ar. Devido ao seu pequeno tamanho, a gaita não possui caixa de ressonância. O gaitista pode usar as mãos em concha para produzir variações de intensidade. Quando executada em conjunto com outros instrumentos, é comum que ela seja amplificada eletronicamente. A gaita é bastante usada no blues, rock and roll, jazz e música clássica. Também são muito comuns os conjuntos compostos apenas de gaitas, as chamadas Orquestras de Harmônicas, que normalmente tocam músicas tradicionais ou folclóricas. 

A gaita teve sua origem em um antigo instrumento chinês, o sheng, que foi inventado há mais de cinco mil anos e que funciona pelo princípio de palhetas livres. Esta técnica de produção sonora gerou uma grande família de instrumentos acionados por foles ou bombas de ar, como o acordeão e a melódica. Em órgãos é comum que alguns tubos sejam flautados e outros utilizem palhetas livres para produzir sons com timbres diferenciados.

Em 1821 um relojoeiro alemão chamado Christian Ludwig Buschmann inventou um instrumento semelhante à gaita atual com 15 palhetas e 10 cm de comprimento, mas esse instrumento foi encarado como um brinquedo e não foi considerado adequado para a execução musical. Em 1857 um outro relojoeiro alemão, Matthias Hohner, fundou uma companhia e começou a fabricar as chamadas harpas de boca ou órgãos de boca com 10 furos. O instrumento passou a vender muito bem na Alemanha, França, Itália e nos Estados Unidos.

Os instrumentistas mais destacados da gaita diatônica estão no blues e country. Alguns criaram formas de interpretação que se tornaram referência para outros instrumentistas. Entre eles destacam-se Paul ButterfieldJames CottonCarey BellJohn MayallSonny Boy WilliamsonJunior WellsSnooky PriorLittle Walter e os brasileiros Flávio Guimarães e Marcelo Naves.

WhatsApp-icone

ENDEREÇO

Rua Gonçalo de Carvalho, 22

Porto Alegre, RS

(atrás do Shopping Total)

REDES SOCIAIS

Siga a Casa da Música POA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
FALE CONOSCO
arrow&v