Recital tem como temática as composições para violão produzidas na década de 1920 em Paris, com destaque para obras de Manuel de Falla, Manuel María Ponce, Heitor Villa-Lobos, entre outros compositores importantes do período
No domingo, 10 de março, às 19h, Pedro Aguiar apresenta um recital solo de violão na Casa da Música Poa – local que, neste ano, celebra seus 15 anos de existência. No recital, Pedro Aguiar interpreta músicas feitas por compositores que residiam em Paris na famosa década de 1920, os chamados Années folles (“anos loucos”). No repertório, obras como: Homenaje pour le tombeau de Debussy de Manuel de Falla (1876-1946), Suite em la mineur de Manuel María Ponce (1882-1948), os famosos 12 Estudos para violão de Heitor Villa-Lobos (1887-1959), entre outras. O ingresso para o recital está R$40, podendo ser adquirido no dia do evento, no local. A Casa da Música Poa está localizada na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total.
Programa do recital
Manuel de Falla (1876-1946)
Homenaje pour le tombeau de Debussy
Manuel María Ponce (1882-1948)
Germaine Tailleferre (1892-1983)
Gustave Samazeuilh (1877-1967)
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Recital de Pedro Aguiar (violão)
"Les Années folles!" - O violão na década de 1920 em Paris
10 de março, domingo, 19h
Local: Rua Gonçalo de Carvalho, 22
Sobre o recital "Les Années folles!" – O violão na década de 1920 em Paris
A década de 1920 em Paris foi marcada pela efervescência cultural, onde se reuniram alguns dos maiores artistas do século XX. Na época, era possível andar pelas ruas de Paris e se deparar com Igor Stravinsky ou Pablo Picasso, escutar Josephine Baker nos recém-fundados clubes de jazz de Montmartre, ou perceber a presença de Salvador Dali e Ernest Hemingway em um café no Quartier Latin.
Esse cenário propiciou o florescimento de obras icônicas para o violão clássico, sendo que a presença do violonista Andrés Segovia inspirou vários dos compositores residentes na Cidade-Luz. Dentre eles, o mexicano Manuel María Ponce e o brasileiro Heitor Villa-Lobos, que escreveu (este último) uma das obras mais importantes para violão solo: os 12 Estudos.
O programa deste recital se inicia com uma obra de Manuel de Falla, encomendada pela Revue Musicale em homenagem pela morte de Claude Debussy, em 1918, mesmo ano do fim da 1ª Grande Guerra. Em seguida, uma obra pastiche de uma suíte barroca de S.L. Weiss composta por Manuel María Ponce. A única compositora do grupo Les Six, Germaine Tailleferre, escreveu a terceira obra deste recital, Guitare. De Samazeuilh, será tocada a Sérénade. Por fim, o programa termina com os 12 Estudos de Heitor Villa-Lobos, que serão executados na íntegra.
Por meio dessa abordagem do período e de seu “zeitgeist”, espera-se oferecer uma nova leitura para as peças aqui interpretadas, lançando também uma nova luz sobre seus importantes compositores.
Sobre Pedro Aguiar
Pedro Aguiar, nascido em Brasília, em 1990, iniciou seus estudos na Universidade de Goiás, e posteriormente na Marshall University, nos Estados Unidos. Em 2012, continuou seu aprendizado na Europa, primeiro em Paris e, em seguida, em Munique, onde obteve um mestrado em violão clássico e em música contemporânea.
Concertista versátil, apresenta-se como solista à frente de orquestras e em diferentes formações de música de câmara. Desde 2018, é membro da Ópera de Câmara de Munique. Seus concertos o levaram a vários países da Europa (Alemanha, Áustria, Croácia, Espanha, França, Itália, Portugal e Suíça), América do Sul (Chile, Brasil, Argentina e Uruguai) e Estados Unidos.
Além de suas atividades como concertista, Pedro Aguiar desenvolveu suas habilidades de ensino como professor assistente na Escola Superior de Música e Teatro de Munique, tendo vários alunos premiados em concursos, que se tornaram músicos profissionais. Pedro Aguiar também ministra masterclasses em diversos festivais e conservatórios de música.
Devido às suas habilidades, recebeu um prêmio especial da Fundação Orlando de Lassus, uma bolsa de estudo do Serviço de Intercâmbio Alemão (DAAD) e da CAPES/FIPSE. Ganhou quinze prêmios em concursos internacionais de violão, incluindo o primeiro prêmio no famoso Concurso Internacional de Violão Alhambra, na Espanha.
Em 2020, gravou seu primeiro CD pela Naxos (Brazilian Guitar Music), que compõe a lista dos melhores álbuns de 2020 da rádio de música clássica de Nova Iorque WQXR.
Seus principais prêmios e distinções incluem:
- Salzburg Guitar Fest (Mozarteum University, Áustria , 2017);
- XXXIX Gargnano International Guitar Competition (Itália, 2014);
- Andrés Segovia International Guitar Competition (Espanha, 2014);
- Dr. Luis Sigall International Guitar Competition (Chile, 2017);
- Aachener Preis (Alemanha, 2015);
- Vital Medeiros International Guitar Competition (Brasil, 2012);
- Punta del Leste International Guitar Competition (Uruguai, 2011);
- Amarante International Guitar Competition (Portugal, 2015);
- Alhambra International Guitar Competition (Espanha, 2018).