Violonista argentino interpreta músicas de Piazzolla. Neste ano celebra-se o centenário de nascimento do grande compositor argentino.




Desde junho de 2020 a Casa da Música Poa vem promovendo, através de suas redes sociais, uma série de recitais virtuais com o objetivo de levar para a casa de cada espectador apresentações com diversos músicos e musicistas nacionais e internacionais. Essa iniciativa decorreu da impossibilidade de realização dos recitais em formato presencial, como costumeiramente acontecia nesse espaço cultural até a chegada da pandemia de coronavírus.

Como segunda atração da temporada 2021 da CASA DA MÚSICA NA SUA CASA, haverá a apresentação virtual do violonista Eduardo Castañera, renomado musicista argentino que desde 1982 reside em Porto Alegre.

O recital ocorre em formato virtual no domingo, 28 de fevereiro, às 19h, e traz como repertório músicas de Astor Piazzolla. Neste ano, celebram-se os cem anos de nascimento do grande bandoneonista e compositor argentino, nascido em Mar del Plata em 11 de março de 1921 e falecido em Buenos Aires em 4 de julho de 1992.

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural.

Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa:

- Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/

- Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/

- Youtube: https://www.youtube.com/user/casadamusicapoa

Assista este breve vídeo para conhecer a nova identidade visual da Casa da Música Poa:

https://www.instagram.com/p/CK9Dv1KglQO/?utm_source=ig_web_button_share_sheet

Sobre Eduardo Castañera...

Eduardo Castañera nasceu em Buenos Aires, Argentina. Iniciou seus estudos de violão aos seis anos, tendo aulas com os mais conceituados maestros do mundo violonístico da capital argentina. Aos nove anos, apresentou-se nos principais centros musicais daquele país (Buenos Aires, Rosário e Mar del Plata). Em 1970, iniciou seus estudos de aperfeiçoamento com o maestro Abel Carlevaro. Obteve os primeiros prêmios nos seguintes concursos internacionais de violão: Porto Alegre (1975); Cidade de Quito (Equador, 1976); Alírio Díaz (Caracas, Venezuela, 1977); Prêmio H. Villa-Lobos, acompanhando a Orquestra de Câmara da Rádio MEC (Rio de Janeiro, 1980). Foi laureado nos concursos internacionais de violão organizados pela Radio France (ORTF) em 1979 e 1984, em Paris, e ainda no concurso da Cidade de Alexandria, em 1984, na Itália.

Lançou o CD P´al Sur, patrocinado pela Prefeitura de Porto Alegre, em 2002, que foi indicado, no ano seguinte, para concorrer ao Prêmio Açorianos de Música na categoria de Melhor CD de Música Erudita.

Em 2009, 2013, 2014 e 2018, participou do 1º, 5º, 6º e 10º Seminário Internacional de violão UFRGS. De 2010 a 2018, participou do festival Andes y Sierras Guitar Festival, em Córdoba, na Argentina. De 2014 a 2018, participou do 1º ao 5º Cevennes Guitar Festival, na França. É criador e diretor artístico do RS Guitar Festival, cuja 1ª e 2ª edição ocorreram em 2016 e 2017.

De 2010 a 2018, Eduardo Castañera realizou tournées pela Europa, tocando em Madri, Barcelona e Lanzarote (Espanha); Alès, Gex, Saint-Jean-de-Valériscle, Vézénobres, Nimes, Boussac e Moissac (França), Cremona e Carpi (Itália); e Genebra (Suíça). Em 2018, lançou o CD Acordes, onde interpreta compositores latino-americanos. Em outubro de 2019, realizou uma tournée pela Europa e Oceania.

Músico nascido no Japão, pianista, professor e doutor nos EUA, interpreta e A. Scriabin,

M. Ponce e S. Bortkiewicz.



A CASA DA MÚSICA

Há seis meses, a Casa da Música Poa vem promovendo, através de suas redes sociais, uma série de recitais virtuais com o objetivo de levar para a casa de cada espectador apresentações com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina. O próximo recital da série CASA DA MÚSICA NA SUA CASA traz ao público apreciador da música clássica o pianista Nariaki Sugiura, músico nascido no Japão que atualmente reside nos Estados Unidos.

No domingo, 13 de dezembro, às 19h, Nariaki Sugiura interpreta obras de Alexander Scriabin,

Manuel Ponce e Sergei Bortkiewicz. O repertório do recital é formado pelas seguintes obras:

Alexander Scriabin

Prelude and Nocturne, Op. p


Manuel Ponce

Malgré Tout


Sergei Bortkiewicz

Wedding Song, Op. 65-3




ONDE ASSISTIR

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural. Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa: - Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/ - Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/ - Youtube: https://www.youtube.com/casadamusicapoa



Sobre Nariaki Sugiura


Os críticos musicais elogiaram as performances de Nariaki Sugiura na Europa com elogios como "o toque mais sensível no piano" e "possuir o rigor, a paixão e a disciplina de um velho Samurai." O artista internacional de concertos Nariaki Sugiura apresentou recitais solo e concertos nos Estados Unidos, Europa, América do Sul e Ásia em algumas das salas de concerto mais prestigiadas, incluindo Weill Recital Hall no Carnegie Hall, Symphony Hall no Shenzhen Concert Hall (China), Ferenc Liszt Music Academy Recital Hall (Hungria), Daejeon Arts and Cultural Center Hall (Coréia do Sul), Manoel Theatre (Malta), Kioi Hall (Japão) e Museo de Arte (Porto Rico). Ele apareceu como solista com a Greater Grand Forks Symphony Orchestra, Bismarck-Mandan Symphony Orchestra, UND Chamber Orchestra e muitos outros. Seus arranjos para conjuntos de câmara e conjuntos de piano têm sido executados com freqüência, e ele também regeu seus arranjos de conjunto.


Professor devotado e também intérprete, o Dr. Sugiura tornou-se um dos principais pedagogos de piano de sua geração. Ele deu master classes de piano em várias instituições, como Civico Instituto Musicale “V. Baravalle ”(Itália), Gheorghe Dima Music Academy (Romênia), Staatliche Hochschule für Musik und Darstellende Kunst em Mannheim (Alemanha), Universidade de Antioquia (Colômbia), Conservatório de Música de Xinghai (China), National Kaohsiung Normal University (Taiwan), Ewha Womens University e Sunhwa Arts High School (Coreia do Sul), Universitas Pelita Harapan (Indonésia), St. Paul's College (Hong Kong), Universidade de Minnesota e muitas outras instituições musicais ao redor do mundo. Atualmente ele é Professor Associado de Piano e Piano Colaborativo na University of North Dakota, ao mesmo tempo que ocupa o cargo de professor visitante na East China Normal University em Xangai e na InterHarmony International School of Music. Seus alunos receberam prêmios e bolsas de competições musicais locais, regionais e nacionais. Anteriormente, ele lecionou na DePauw University, Indiana University, e Lamont Summer Pre-College Music Academy em Denver, e na Guangdon University of Foreign Study na China. Enquanto estava na Universidade de Indiana, ele trabalhou para o lendário violoncelista Janos Starker como pianista de estúdio. Ele foi jurado em muitas competições nacionais e internacionais de piano nos Estados Unidos e na Ásia.


O Dr. Sugiura gravou oito CDs para selos como Klavier Records, Eroica Classical Recordings, T. K. Music Productions e Indiana University Latin American Music Center. Suas performances têm sido frequentemente apresentadas na televisão e no rádio, transmitidas nacional e internacionalmente. Ativo como editor, suas edições de partituras de música de câmara são publicadas pela Ludwig Masters Music Publications.


Nascido no Japão, o Dr. Sugiura começou a estudar piano com sua mãe aos cinco anos. Sob a tutela de Michel Block e Shigeo Neriki, ele recebeu seu grau de Mestre e Doutor em Música em Performance de Piano pela Indiana University Jacobs School of Music. Outros proeminentes professores de piano incluem Alicia de Larrocha, Friedrich Schurr, Naomi Ebihara e Leonard Hokanson. Ele ganhou prêmios em várias competições, incluindo os principais prêmios da competição Indianapolis Matinee Musicale em 1999 e 2000. Ele foi laureado do Concurso Nacional de Música de 1993 em Tóquio e do Concurso Anual de Música da Espanha e América Latina em 1999.

Músico brasileiro radicado nos Estados Unidos interpreta Bach e Cassadó em recital virtual



A CASA DA MÚSICA

Há cinco meses, a Casa da Música Poa vem promovendo, através de suas redes sociais, uma série de recitais virtuais com o objetivo de levar para a casa de cada espectador apresentações com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina. O próximo recital da série CASA DA MÚSICA NA SUA CASA traz ao público apreciador da música o violoncelista Neemias Santos, músico nascido em Salvador que atualmente reside nos Estados Unidos.

No domingo, 29 de novembro, às 19h, Neemias Santos interpreta duas obras de Johann Sebastian Bach (1685-1750) e uma de Gaspar Cassadó (1897-1966), todas compostas para violoncelo solo. O repertório do recital é formado pelas seguintes obras:

J.S. Bach (1685-1750)

Suite para violoncelo solo nº 1 em Sol Maior (BWV 1007)

Preludio

Allemande

Courrante

Sarabande

Menuetto 1 e 2

Gigue

Gaspar Cassadó (1897-1966)

Suite para violoncelo solo

Preludio-Fantasia

J.S. Bach (1685-1750)

Suite para violoncelo solo nº 3 em Dó Maior (BWV 1009)

Preludio

Allemande

Courrante

Sarabande

Bourrèe 1 e 2

Gigue

ONDE ASSISTIR

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural. Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa: - Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/ - Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/ - Youtube: https://www.youtube.com/casadamusicapoa


Sobre Neemias Santos



Neemias Santos, violoncelista nascido em Salvador, Bahia, atualmente está radicado nos Estados Unidos, onde leciona violoncelo na Abilene Christian University, no estado do Texas. É bacharel pela Universidade Federal da Bahia, mestre pela Pennsylvania State University, e doutor em violoncelo pela Texas Tech University. Vem se destacando como engenheiro de áudio e gerente de estúdio de gravação na Escola de Música da Texas Tech University, função que exerce há dois anos.

É violoncelista principal da Orquestra de Câmara de Lubbock, com a qual participou da gravação de um álbum do compositor e guitarrista ganhador do Grammy, DJ Sparr. Este CD foi gravado em maio, no início da pandemia, e lançado em novembro, sendo recebido com muita aclamação pela crítica. Neste álbum, Neemias também participa do quarteto de cordas que toca em outras três faixas.

Neemias integra a Lubbock Symphony Orchestra e a Amarillo Symphony. Camerista extremamente requisitado, está sempre envolvido em projetos de recitais e gravações, em formato presencial ou remoto. Além de violoncelista, é um prolífico compositor, tendo várias de suas obras estreadas nos EUA, Europa e Brasil. Como maestro, já regeu a orquestra da Texas Tech University em diversas oportunidades, e foi maestro residente da orquestra de cordas por um semestre.





Últimas notícias

WhatsApp-icone

ENDEREÇO

Rua Gonçalo de Carvalho, 22

Porto Alegre, RS

(atrás do Shopping Total)

REDES SOCIAIS

Siga a Casa da Música POA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
FALE CONOSCO
arrow&v

© 2020 por UpaDigital