O que oferecemos

Agende a sua aula experimental gratuita. Pode ser presencial ou online. Clique no botão abaixo para mais informações.

Aulas de Piano e Teclado

O piano teve a sua primeira referência publicada em 1711, no "Giornale dei Litterati d'Italia" por motivo da sua apresentação em Florença pelo seu inventor Bartolomeo Cristofori. A partir desse momento, segue-se uma série de aperfeiçoamentos até chegar ao piano atual. A essência da nova invenção residia na possibilidade de dar diferentes intensidades aos sons (algo inexistente no cravo e bastante limitado no pequeno clavicórdio) e, por isso, recebeu o nome de pianoforte (que vai do pianíssimo ao fortíssimo) e, mais tarde, reduzido apenas para piano. Tais possibilidades de matizes sonoras acabaram por orientar a preferência dos compositores face ao clavicembalo.

Os pianos modernos, embora não se diferenciem dos mais antigos no que se refere aos tons, trazem novos formatos estéticos e de materiais que compõem o instrumento. 

O piano é amplamente utilizado na música ocidental, no jazz, para a performance solo e para acompanhamento. É também muito popular como um auxílio para a composição. Embora não seja portátil e tenha um alto preço, o piano é um instrumento versátil, uma das características que o tornou um dos instrumentos musicais mais conhecidos pelo mundo.

Tipos de Pianos

piano de cauda tem a armação e as cordas dispostas horizontalmente. Necessita, por isso, de um grande espaço, pois é bastante volumoso. É adequado para salas de concerto com tetos altos e boa acústica. Existem diversos modelos e tamanhos, entre 1,8 e 3 m de comprimento e 620 kg.

O piano vertical tem a armação e as cordas colocadas verticalmente. Sua armação pode ser feita em metal ou em madeira. Os martelos não se beneficiam da força da gravidade.

Há ainda o piano digital, que guarda em uma memória eletrônica os timbres (de piano, de cravo, de órgão etc.) a serem reproduzidos. Difere dos teclados digitais por simular as teclas pesadas dos pianos acústicos e também por imitar o seu formato externo. Possui certos atributos e vantagens inexistentes nos pianos acústicos: a capacidade de alterar o volume eletronicamente, de permitir o uso de fones de ouvido para estudo silencioso, além de sua maior facilidade de transporte e acondicionamento em ambientes menores.

Aprender piano pode ser ainda mais fácil se for em Grupo!

Grupos de Iniciação ao Piano

Idade: 06 a 14 anos

Encontros de Março/2020 a Julho/2020

Duração das aulas: 1 hora

Turmas:  de 2 a 6 crianças

Horários:

Manhãs:

Quarta ou Sexta

 

Tardes:

Terça ou Quinta

Inscrições:

casadamusicapoa@hotmail.com

WhatsApp-icone

ENDEREÇO

Rua Gonçalo de Carvalho, 22

Porto Alegre, RS

(atrás do Shopping Total)

REDES SOCIAIS

Siga a Casa da Música POA

  • Facebook
  • Instagram
  • YouTube
FALE CONOSCO
arrow&v