O que oferecemos
Agende a sua aula experimental gratuita. Pode ser presencial ou online. Clique no botão abaixo para mais informações.
Aulas de Flauta Doce
A flauta doce é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado hoje em musicalização. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média.
Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocada, é necessário estudo de suas técnicas. Talvez a ilustração mais antiga de flauta doce seja "O Escárnio de Jesus" (posterior a 1315), um afresco da Igreja de Staro Nagoricvino na República da Macedônia.
Depois do surgimento da orquestra clássica, os compositores procuravam instrumentos com maiores recursos dinâmicos. Assim começa o declínio da flauta doce perante a flauta transversal. Por volta de 1750, a flauta doce praticamente desaparecera do repertório de qualquer compositor. Assim, a flauta doce ficou presente apenas na história dos instrumentos musicais. Somente no final do século XIX é que alguns músicos começaram a ter contato com este instrumento novamente, através de pesquisa de músicas antigas e através de literaturas musicais existentes em museus.
A flauta doce possui um extenso repertório, e quase todas as melodias podem ser adaptadas de algum modo para este instrumento, devido a sua afinação e técnica muito propícias. O repertório para flauta doce é necessariamente barroco, medieval e folclórico, embora ela fique bem em quase todos os estilos musicais.