ENDEREÇO

Rua Gonçalo de Carvalho, 22

Porto Alegre, RS

(atrás do Shopping Total)

  • Facebook Basic Black
  • Instagram Basic Black

© 2019 por @katiadebus

FALE CONOSCO
arrow&v

O que oferecemos

INSTRUMENTO MUSICAL

Coloque a Música na sua rotina! Venha estudar um Instrumento Musical.

Aulas particulares para todas as idades. Nível iniciante ao avançado.

Selecione e conheça um pouco mais sobre cada instrumento.

faluta.png
violao.png
acordeon.png

Flauta Doce

A flauta doce é um instrumento de sopro de origem medieval, de palheta fixa (aresta), com oito furos tapados diretamente com os dedos, muito utilizado hoje em musicalização. Foi o instrumento musical mais popular na Idade Média.

Ela produz um som melodioso. Como todo instrumento musical, para ser tocada, é necessário estudo de suas técnicas. Talvez a ilustração mais antiga de flauta doce seja "O Escárnio de Jesus" (posterior a 1315), um afresco da Igreja de Staro Nagoricvino na República da Macedônia. 

Depois do surgimento da orquestra clássica, os compositores procuravam instrumentos com maiores recursos dinâmicos. Assim começa o declínio da flauta doce perante a flauta transversal. Por volta de 1750, a flauta doce praticamente desaparecera do repertório de qualquer compositor. Assim, a flauta doce ficou presente apenas na história dos instrumentos musicais. Somente no final do século XIX é que alguns músicos começaram a ter contato com este instrumento novamente, através de pesquisa de músicas antigas e através de literaturas musicais existentes em museus.

A flauta doce possui um extenso repertório, e quase todas as melodias podem ser adaptadas de algum modo para este instrumento, devido a sua afinação e técnica muito propícias. O repertório para flauta doce é necessariamente barroco, medieval e folclórico, embora ela fique bem em quase todos os estilos musicais.