top of page
  • Foto do escritorKátia Debus

CASA DA MÚSICA NA SUA CASA apresenta Olinda Allessandrini e Daniel Wolf

ianista Olinda Allessandrini e violonista Daniel Wolff tocam juntos em recital virtual



A CASA DA MÚSICA

Há três meses, a Casa da Música Poa vem promovendo, através de suas redes sociais, uma série de recitais virtuais com o objetivo de levar para a casa de cada espectador apresentações com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina. Nesse sentido, o próximo recital da série CASA DA MÚSICA NA SUA CASA traz ao público apreciador da música um duo de instrumentos que, na música erudita, raramente são tocados juntos: o piano e o violão.

No domingo, 4 de outubro, às 19h, a pianista Olinda Allessandrini e o violonista Daniel Wolff apresentam duas obras de Ludwig van Beethoven (1770-1827): a Sonatina, WoO 44a, e o Andante con variazioni, WoO 44b. Os arranjos dessas músicas, originalmente compostas por Beethoven para bandolim e cravo, foram feitos pelo próprio Daniel Wolff.

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural.


REPERTÓRIO

Sonatina, WoO 44a

Andante con variazioni, WoO 44b

de Ludwig van Beethoven (1770-1827)



ONDE ASSISTIR

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural. Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa: - Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/ - Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/ - Youtube: https://www.youtube.com/casadamusicapoa


Olinda Allessandrini



É citada no livro Arte do Piano, de Sylvio Lago (Algol Editora, 2007): “[...] de técnica apurada e dotada de fina imaginação e bom gosto, Olinda Allessandrini é uma das mais atraentes pianistas do repertorio nacional”.

A pianista gravou CDs inteiramente dedicados a obras de Villa-Lobos, Radamés Gnattali, Chiquinha Gonzaga e Araújo Vianna, além dos CDs “Panorama Brasileiro”, “Valsas”, “pamPiano”, “Ébano e Marfim”, “Um piano na Esquina” e “Schubert, Schumann, Liszt”. Participou de vários CDs como pianista convidada. No mais recente, interpreta o Concerto em lá menor de E. Grieg com a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul, sob a regência de Manfredo Schmiedt.

Participa regularmente de seminários de música e festivais, entre os quais o “Festival de Piano de Heidelberg” e o “Neckar Music Festival” (Alemanha, 2014), o Festival Villa-Lobos (Rio de Janeiro, 2014), o Ciclo Internacional de Piano em Montevideo (Uruguai, 2014), o Festival Internacional do Piano de Savona (Itália, 2013), “Musica em El Cabildo” (2011) em Montevideo, o Festival de Câmara de Caxias do Sul (2010), o Festival “Pianotune” (2011 e 2009), na Bélgica, entre outros.




Daniel Wolff


Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é um dos mais destacados músicos brasileiros da nova geração. Considerado como “um violonista de primeira grandeza” pela revista Guitar Player, além da carreira como concertista, atua intensamente como didata, compositor e arranjador, pelo qual recebeu o prêmio Grammy.

Professor Titular da UFRGS, onde criou os cursos de Mestrado e Doutorado em Violão, Wolff foi também professor visitante da Universidade de Arte de Berlim, na Alemanha. Constantemente, é requisitado para ministrar cursos em universidades e festivais no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, México, Peru, Colômbia, Uruguai e Argentina.

Formado na Escuela Universitaria de Música de Montevidéu, recebeu bolsas de estudo da CAPES e CNPq para cursar Mestrado e Doutorado na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque.


Vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na Europa e Américas do Sul e do Norte, destacando-se um recital no Carnegie Hall de Nova Iorque. Apresentou-se como solista de importantes orquestras do Brasil, Uruguai, Suíça e México. Por seus discos, concertos e composições, recebeu os mais altos elogios da crítica internacional.





bottom of page