top of page
  • Foto do escritorKátia Debus

CASA DA MÚSICA NA SUA CASA apresenta duo de Violinistas Venezuelanos

Violinistas Ricardo Chacon e Ronner Urbina apresentam recital virtual



A CASA DA MÚSICA

Há três meses, a Casa da Música Poa vem promovendo, através de suas redes sociais, uma série de recitais virtuais com o objetivo de levar para a casa de cada espectador apresentações com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina. Nesse sentido, o próximo recital da série CASA DA MÚSICA NA SUA CASA traz ao público apreciador da música um duo formado por dois violinistas venezuelanos que atualmente residem em Porto Alegre.

No domingo, 27 de setembro, às 19h, os violinistas Ricardo Chacon e Ronner Urbina apresentam a Sonata nº 5 para dois violinos, de Jean-Marie Leclair (1697-1764), e os Caprices nº 1 e 4, Op. 18, de Henri Wieniawski (1835-1880). As performances foram gravadas especialmente para essa série de recitais virtuais da Casa da Música Poa.

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural.


REPERTÓRIO

Sonata nº 5 para dois violinos, de Jean-Marie Leclair (1697-1764)

Caprices nº 1 e 4, Op. 18, de Henri Wieniawski (1835-1880)



ONDE ASSISTIR

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural. Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa: - Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/ - Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/ - Youtube: https://www.youtube.com/casadamusicapoa

Ricardo Chacon


Ricardo Chacon Casanova é um violinista venezuelano que atualmente reside em Porto Alegre. É doutorando em performance instrumental (violino) na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), sob a orientação do Dr. Fredi Gerling. Iniciou seus estudos musicais na fundação musical “Simón Bolívar” (El Sistema). Em 2000, conquistou o posto de violinista na Orquestra Sinfónica Simón Bolívar do Táchira, com a qual realizou concertos por várias salas da Venezuela. Participou de vários masterclasses de violino, fazendo aulas com Simón Gollo, José Francisco del Castillo, Domingo Garcia e Luis Miguel Gonzales. Atuou como músico de orquestra e como músico de câmara na Venezuela, Colômbia, Panamá, Moçambique e Aruba.










Ronner Urbina


Desde muito jovem, Ronner Urbina – referência como violinista venezuelano – destacou-se como membro do Sistema Orquestral Venezuelano ao assumir a função de spalla da Orquestra Jovem Zuliana Rafael Urdaneta. Em 2007, foi convidado pelo maestro José Antonio Abreu para representar a Venezuela nos festivais “Arte Sella” e “I suoni delle Dollomiti”, na Itália. Depois, foi chamado para participar de projetos internacionais com a Orquestra Sinfônica Simón Bolívar, incluindo, em 2008, a participação na entrega do Prêmio Príncipe das Astúrias, em Oviedo, na Espanha.

Ronner Urbina realizou sua formação como violinista na Escola Mozarteum Caracas, na Venezuela, sob a cátedra de Simón Gollo. Continuou seus estudos de graduação e pós-graduação em violino na Hochschule für Musik und Darstellende Kunst Mannheim, na Alemanha, com o prestigiado professor e pedagogo italiano Marco Rizzi. Na Alemanha, trabalhou como concertino associado da Filarmônica de Mannheim e como violinista convidado da Heidelberger Sinfoniker, da Baden-Baden Philharmoniker, da Mannheimer Mozartorchester, da Philharmonie der Nationen, entre outras orquestras.

Em 2014 e 2015, de volta a seu país, foi diretor do Conservatório de Música José Luís Paz e do núcleo Maracaibo Centro, escola onde estudou quando tinha quatro anos de idade, época em que começou a fazer suas primeiras aulas. Em 2015, apresentou-se nos Estados Unidos como violinista convidado da Orquestra Sinfônica Las Cruces (Novo México) e da Orquestra de Câmara San Antonio (Texas). Nesse local, ministrou aulas de violino no Classical Music Institute.

Apresentou-se em alguns dos mais prestigiados festivais do mundo, incluindo o Festival de Salzburgo (Áustria), o Festival de Lucerna (Suíça) e o Schleswig Holstein Musikfestival (Alemanha). Tocou em importantes salas de concerto, tais como a Philharmonie Berlim, Alter Oper Frankfurt, National Teather Mannheim, Brandenburger Hall (Alemanha), KKL Concert Hall (Suíça), Großer Saal Salzburg (Áustria), Guangzhou Concert Hall (China), Simón Bolívar e Teresa Carreño Theater (Venezuela), entre outros locais.

Em 2016, um de seus trabalhos foi indicado ao Grammy Latino, resultado de sua participação como diretor e arranjador de cordas do álbum “Ciudad de Luz”, da banda Generasión. Nesse mesmo ano, ganhou o Prêmio ARPA, na Cidade do México, por sua participação como violino solista no álbum “Cordero”, de Leonardo Díaz. Em 2017, conquistou o Prêmio Mara Internacional de Violinista com Maior Projeção Internacional, na cidade de Maracaibo, Venezuela.


Ronner Urbina reside atualmente em Porto Alegre, onde cursa doutorado em música na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), na área de práticas interpretativas (violino).


bottom of page