Pianista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre interpreta Beethoven
A CASA DA MÚSICA
Há quatro meses, a Casa da Música Poa vem promovendo, através de suas redes sociais, uma série de recitais virtuais com o objetivo de levar para a casa de cada espectador apresentações com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina. Nesse sentido, o próximo recital da série CASA DA MÚSICA NA SUA CASA traz ao público apreciador da música, como parte das comemorações pelos seus 250 anos de nascimento, uma obra de Ludwig van Beethoven, um dos maiores compositores de todos os tempos.
No domingo, 1º de novembro, às 19h, o pianista André Carrara interpreta a Sonata Op. 2, nº 3, em Dó Maior, de Ludwig van Beethoven (1770-1827). Essa é uma das primeiras sonatas para piano solo de Beethoven, escritas quando o compositor tinha 25 anos de idade. Possui quatro movimentos: I. Allegro con brio, II. Adagio, III. Scherzo – Allegro e IV. Allegro assai.
As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural.
ONDE ASSISTIR
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ANDRÉ CARRARA
Pianista e regente mineiro, André Carrara nasceu em Ubá, onde iniciou seus estudos musicais. Em 1984, ingressou na Escola Nacional de Música da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), concluindo, em 1989, o Bacharelado em Música (piano) na classe do Prof. Dr. Heitor Alimonda. De 1989 a 1995, aperfeiçoou-se, inicialmente no Brasil e, posteriormente, na França, com a Profª. Drª. Nise Obino, recebendo, nesse período, aulas de interpretação do pianista Nelson Freire. Sob a orientação do Prof. Dr. Jacob Herzog, obteve o título de Mestre em Piano pela UFRJ, com dissertação sobre a execução integral dos 24 Estudos Op. 10 e Op. 25 de Frédéric Chopin. Em 2010, sob a orientação da Profª. Drª. Cristina Gerling e do Prof. Dr. Ney Fialkow, foi aprovado na defesa de tese para obtenção do título de Doutor em Música (subárea – piano), na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), com o trabalho “Conteúdo emocional e toques pianísticos”.
Obteve o reconhecimento do júri em diversos concursos nacionais e internacionais, tais como: 9º Concurso Sul-Americano de Piano “ARTLIVRE” – 1º lugar (SP); Concurso Sul-Americano “Cidade de Goiânia” – 1º lugar (GO); International Piano Competition “Gina Bachauer” – Laureado (USA); International Piano Competition “G. B. Viotti” – Semifinalista (Itália); Concurso Internacional de Piano “Heitor Villa Lobos” – 3º lugar (RJ); Concurso Nacional Heitor Villa-Lobos – 1º lugar (ES); Concurso Jovens Solistas Sul América – Vencedor (RJ); entre outros. Em 2010, foi convidado para participar do júri no Concurso Jovens Solistas OSB – Nelson Freire.
Como regente, iniciou seus estudos com o maestro Marum Alexander (música de câmara e regência). Também recebeu orientação dos maestros Roberto Duarte, Henrique Morelembaum, Ernani Aguiar e Manuel José Cellario. De 1998 a 2002, foi pianista contratado da Orquestra Sinfônica do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, atuando também como maestro preparador do projeto “Ópera do Meio Dia” (A flauta mágica, Idomeneo, As bodas de Fígaro – Mozart; Abul – Alberto Nepomuceno; Os pescadores de pérolas – Georges Bizet). Em 2003 e 2004, participou, como regente assistente e pianista, do espetáculo de dança “Terra Brasilis”, de Fernando Bicudo, com música do maestro Silvio Barbato, em mais de 40 espetáculos entre Rio de Janeiro, São Paulo e Brasília. Em 2004, foi maestro assistente e pianista na montagem da ópera Don Pasquale de Donizetti, no Teatro Nacional Cláudio Santoro, com direção musical de Silvio Barbato (DF).
Em 1997, gravou os 12 Estudos, Op. 10, de Chopin, com excelente repercussão na crítica especializada. Em virtude das comemorações do centenário de nascimento do compositor Francisco Mignone, foi convidado a gravar a 3ª Sonata para piano desse compositor, junto com outros nomes do cenário pianístico brasileiro. Sua discografia ainda inclui o álbum “Notas Brasileiras”, que percorre o repertório nacional para flauta e piano, e “Compositores Contemporâneos, Pianistas Brasileiros”, com a 3ª Sonatina de Osvaldo Lacerda. Atua constantemente como pianista nas produções Bell'Anima. Em 2018, gravou para esse selo o CD solo “Prelúdios”, com obra inédita de Vagner Cunha. Foi convidado pelo Quinteto Villa-Lobos para recitais em 2006 e 2007 em Caxias do Sul (RS). Em 2010, realizou turnê nacional pelo Norte e Nordeste do Brasil com o “Projeto Tuba Brasil”, prêmio Funarte de Circulação de Música Clássica.
Foi pianista contratado da Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul de 2006 a 2008. Pianista efetivo da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre desde 2004, também tem atuado como camerista, recitalista e concertista.
Extratos críticos:
“André Carrara não é mais uma promessa, mas sim uma brilhante realidade no cenário pianístico do Brasil. Sua gravação dos Estudos Op. 10 de Chopin se equipara ao que de melhor existe no mercado fonográfico” (Nelson Freire).
“Carrara toca com penetrante inteligência e uma técnica brilhante” (Classic CD – Luizir de Oliveira).
“André Carrara comprova a propensão à carreira de virtuose na execução dos Estudos Op. 10 de Chopin” (Tribuna da Imprensa – Carlos Dantas).
“Além de seu domínio técnico rigoroso e consistente do piano [...], possui uma dicção claríssima e uma estrutura de frase e cor admiráveis. Nada escapa ao seu controle, e tudo passa a brilhar em sua paisagem sonora” (Francisco Marshall – Studio Clio).
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