top of page
  • Foto do escritorKátia Debus

Projeto Orquestra Jovem e Escola Casa da Música está com matrículas abertas para aulas gratuitas

Vagas são destinadas a estudantes de escolas públicas de Porto Alegre e da Região Metropolitana


O Projeto Orquestra Jovem e Escola Casa da Música-AACAMUS (Associação dos Amigos Casa da Música POA) está com as matrículas abertas, com vagas limitadas, para aulas gratuitas de música. Destinadas para estudantes de escolas públicas de Porto Alegre e da Região Metropolitana, com idade entre 6 e 16 anos, atualmente as vagas disponíveis são para flauta doce, cavaquinho, violino, violino com prática, e grupo vocal infantil e infanto-juvenil.


As inscrições estão abertas até o dia 20 de janeiro de 2022. As aulas iniciam em 7 de março, em formato presencial, na Casa da Música Porto Alegre, que fica localizada na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, bairro Floresta (fundos do Shopping Total).


Quem coordena o projeto é violinista e professor Ricardo Chacón, atualmente doutorando em música na UFRGS. Venezuelano, é oriundo do “El Sistema”, projeto social de ensino da música desenvolvido de forma pioneira pela Venezuela e reconhecido no mundo inteiro.


Ele afirma ser uma honra coordenar a Orquestra Jovem Escola Casa da Música-AACAMUS porque oferece oportunidade de desenvolver habilidades musicais, prática individual e coletiva. Para Ricardo, tais habilidades fortalecem a formação integral das crianças originando nelas outro olhar sobre as artes e fomentando valores para que possam ser pessoas dedicadas ao bem.


“Outra parte importante é oferecer para elas a oportunidade de conhecer um pouco as metodologias e estratégias da minha experiência dentro do El Sistema. Para mim a música é parte fundamental em qualquer processo educativo e o projeto tem a estrutura organizacional, de infraestrutura e professores qualificados para fazer do projeto uma janela para o Brasil e porque não para o mundo”, complementa.


Mais informações através do telefone (51) 99968.0566, do e-mail aacamus@casadamusicapoa.com.br, da página no Facebook ou no site www.casadamusicapoa.com.br.

Ações desenvolvidas em 2021


Em 2021 o projeto contabilizou a apresentação de seis concertos para cerca de 2 mil espectadores nos seguintes locais: EMEF Chico Mendes, Travessa dos Cataventos-Casa de Cultura Mario Quintana, na frente da Casa da Música Porto Alegre, Igreja Santa Teresinha, bairro Floresta (dois concertos), e Igreja Nossa Senhora da Pompéia, bairro Floresta.


Além das aulas de instrumentos para os grupos, foram ministradas oficinas de Técnicas de Orquestra, Percussão Corporal e Produção Cultural e Artística.


Criado em 2016, atualmente o projeto conta com 200 integrantes, oriundos de escolas da rede pública de ensino de Porto Alegre e da Região Metropolitana, e 18 professores. A Escola Casa da Música-AACAMUS oferece aulas de piano, violão, violino, viola, violoncelo, contrabaixo, cavaquinho, flauta doce, flauta transversal, percussão e grupos vocais infantil e infanto-juvenil.


Com realização da AACAMUS-Associação dos Amigos da Casa da Música Porto Alegre, as ações foram desenvolvidas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, com patrocínio de pessoas físicas e da Fundação Maurício Sirotsky Sobrinho.

0 comentário
bottom of page