top of page
  • Foto do escritorKátia Debus

Gala Lírica no Theatro São Pedro marca lançamento oficial da Companhia de Ópera do RS



A iniciativa de criar a Companhia é inédita no cenário erudito estadual e pretende liderar ações de promoção e fomento à cultura operística no Estado, com produções regulares de títulos protagonizados por artistas locais. “O Rio Grande do Sul é um Estado que ama ópera. Todos os poucos espetáculos dedicados ao gênero que acontecem por aqui são sucesso absoluto de público. Mas eles não são regulares, são eventuais”, explica o tenor Flávio Leite, um dos idealizadores da Companhia, em conjunto com outros profissionais de destaque no cenário estadual, nacional e internacional. O principal objetivo do movimento é criar espetáculos de alta qualidade, com títulos tradicionais e novas obras de câmara brasileiras, tendo, inicialmente, o piano como acompanhamento.



Companhia de Ópera do RS
Gala Lírica - CORS - Primeira Apresentação - abril de 2022


Conforme a mezzosoprano Angela Diel, que também lidera a organização, a CORS trabalhará com contrapartidas sociais, fazendo apresentações especiais em escolas e locais públicos que contribuam para aproximar a cultura operística das novas audiências. Uma das frentes da Companhia já em andamento é o projeto Ópera Para Todos, que irá apresentar, em maio, a ópera “Cavalleria Rusticana”, obra-prima de Pietro Mascagni (1863-1945).


A Companhia estará focada, ainda na organização de uma série de atividades complementares, como masterclasses e cursos regulares de aulas de canto e de repertório - ministrados por artistas brasileiros e estrangeiros -, assim como a prática de aulas de teatro e correpetição com pianistas locais.




0 comentário
bottom of page