top of page
  • Foto do escritorKátia Debus

Concertos Capitólio apresentam: Catarina Domenici e Daniel Wolff

Pianista e violonista interpretam composições próprias



No sábado, 2 de julho, às 11h, a pianista Catarina Domenici e o violonista Daniel Wolff apresentam, na série Concertos Capitólio, um recital no qual interpretam algumas de suas próprias composições. O evento contará também com a participação de Ayres Potthoff (flauta), Camilo da Rosa Simões (violino), Cintia de los Santos (soprano) e Rodrigo Alquati (violoncelo). Nesse dia haverá a estreia brasileira e mundial de algumas obras de Domenici e Wolff. O recital, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio, que fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Concertos Capitólio apresentam: Catarina Domenici e Daniel Wolff

Catarina Domenici (piano) e Daniel Wolff (violão), com a participação de Ayres Potthoff (flauta), Camilo da Rosa Simões (violino), Cintia de los Santos (soprano) e Rodrigo Alquati (violoncelo)

Dia 2 de julho, sábado, 11h

Obras de Catarina Domenici e Daniel Wolff

Entrada franca

Local: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 (Centro Histórico de Porto Alegre)

- - -

Programa

Daniel Wolff (1967-)

Poema para uma vida (sobre poema de Fernanda Krüger)

*estreia mundial

Ayres Potthoff, flauta

Rodrigo Alquati, violoncelo

Daniel Wolff, violão

Daniel Wolff (1967-)

Flocos de sol (Sunflakes)

*estreia mundial

Rodrigo Alquati, violoncelo

Catarina Domenici, piano

Daniel Wolff, violão

Catarina Domenici (1965-)

Trilogia da Alma (texto de Vinicius Mariano de Carvalho)

I – Fenomenologia do espírito

II – Assassinato poético

III – Soneto morto

Cintia de los Santos, soprano

Catarina Domenici, piano

Catarina Domenici (1965-)

Milonga (para Marta) e Chamamé para piano solo

*estreia brasileira

Catarina Domenici, piano

Catarina Domenici (1965-)

Letters to my mother (texto de Catarina Domenici)

*estreia brasileira

I – The Bond

II – The Mask

III – The Wound

IV – The Farewell

Cintia de los Santos, soprano

Catarina Domenici, piano

Daniel Wolff (1967-)

Trio para violino, violoncelo e piano

I – Allegro

II – Chanson

III – Scherzo

IV – Rapsodia

Camilo da Rosa Simões, violino

Catarina Domenici, piano

Rodrigo Alquati, violoncelo

- - -

Sobre Catarina Domenici

Catarina Leite Domenici exerce ativa carreira como recitalista, camerista, docente e pesquisadora. Após o curso de graduação em música na UNESP, quando atuou como pianista do Grupo PIAP, recebeu bolsa (CNPq) para realizar Mestrado e Doutorado em Piano Performance na Eastman School of Music, na classe da renomada pianista Rebecca Penneys. Lá recebeu também o Performer’s Certificate e o Prêmio Lizie Teege Mason de melhor pianista. Além de reconhecida solista detentora de prêmios expressivos ao longo de sua carreira, gravou o CD Porto 60, premiado com dois Troféus Açorianos, angariando os mais altos elogios da crítica especializada. Também como camerista vem colhendo prêmios, tais como o de melhor camerista no VII Prêmio Eldorado de Música, Troféu Açorianos e o da APCA de São Paulo. É Professora de Piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1993 e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música (2013-2015). Sua larga experiência como docente tem rendido frequentes convites para cursos de curta duração, masterclasses, palestras e recitais comentados no Brasil, EUA e Europa. Desenvolve pesquisa pioneira sobre interações compositor-performer na música contemporânea, que vem sendo apresentada em congressos na Europa, Ásia e América do Sul. Possui diversos trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Catarina é membro fundador e a primeira Presidente da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM).

Sobre Daniel Wolff

Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é formado pela Escuela Universitaria de Música de Montevidéu. Agraciado com bolsas de estudo da CAPES e CNPq, Wolff cursou Mestrado e Doutorado em Música na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque, recebendo o Helen Cohn Award, prêmio oferecido ao doutorando de melhor desempenho.

Professor Titular da UFRGS, onde criou os cursos de Mestrado e Doutorado em Violão, Wolff é constantemente requisitado para ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, México, Colômbia, Uruguai, Argentina, Bolívia e Peru. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK).

Vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, destacando-se numerosas atuações como solista de importantes orquestras e um recital no Carnegie Hall de Nova Iorque. Entre seus professores, destacam-se Abel Carlevaro, Eduardo Fernandez e Manuel Barrueco.

Como compositor e arranjador, teve suas obras tocadas e gravadas por orquestras e grupos de câmara da Europa e das Américas. Sua participação como arranjador em diversos discos gravados nos Estados Unidos rendeu-lhe o Grammy Awards e duas vezes o Prêmio Açorianos de melhor arranjador.

Recebeu também prêmios por suas trilhas para cinema. Seu balé Quadressencias foi lançado em DVD pela Orquestra Sinfônica da UCS e Cia. de Dança de Caxias do Sul. Em 2017 foi vencedor do 4° Concurso Iberoamericano de Composição de Canção Popular “Ibermúsicas”. Publica suas obras pelas editoras alemãs Trekel, Tre Fontane e Verlag Neue Musik.

Lançou diversos discos no Brasil, Uruguai e Alemanha, com gravações solo, canções, música de câmara e concertos para violão e orquestra. Além de numerosos elogios da crítica internacional, receberam nominações para o Grammy Awards e venceram diversos prêmios Açorianos.




bottom of page