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  • Foto do escritorKátia Debus

Casa da Música Poa recebe a flautista Sara Lima e a pianista Theresa Bogard na série Nobres Recitais

Musicistas interpretam sonatas e sonatinas para flauta e piano de compositores brasileiros


No domingo, 3 de julho, às 11h, ocorre o recital de abertura da série Recitais Casa da Música: Nobres Recitais da temporada 2022. Nesta primeira apresentação com público presente, a Casa da Música Poa recebe a flautista Sara Lima (SP) e a pianista Theresa Bogard (EUA), que interpretam sonatas e sonatinas dos seguintes compositores brasileiros: Radamés Gnattali (1906-1988), Camargo Guarnieri (1907-1993), Brenno Blauth (1931-1993), Estércio Marquez Cunha (1941-) e Liduino Pitombeira (1962-). Os ingressos custam R$20 (meia entrada) e R$40 (entrada inteira). A Casa da Música Poa localiza-se na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total.

No dia anterior ao recital (sábado, 2 de julho), às 16h, a pianista Theresa Bogart ministrará uma masterclass. As inscrições para esse evento custam R$80 para os participantes ativos e R$20 para os ouvintes, podendo ser feitas pelo número (51) 99968 0576.



Programa

Radamés Gnatalli (1906-1988)

Sonatina para flauta e piano

I. Allegro moderato

II. Expressivo

III. Lembrando Pixinguinha

Estércio Marquez Cunha (1941-)

Sonata para flauta e piano

Camargo Guarnieri (1907-1993)

Sonatina para flauta e piano

I. Allegro

II. Melancólico

III. Saltitante

Liduino Pitombeira (1962-)

Sonata No. 2 para flauta e piano

I. Prólogo

II. Serenata

III. Epílogo

Brenno Blauth (1931-1993)

Sonata T. 5 para flauta e piano

I. Allegro

II. Andante

III. Allegro con brio

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Série Recitais Casa da Música: Nobres Recitais

Recital com a flautista Sara Lima (SP) e a pianista Theresa Bogard (EUA)

Sonatas e sonatinas para flauta e piano de compositores brasileiros

Dia 3 de julho, domingo, 11h

Ingressos: R$20 (meia) e R$40 (inteira)

Local: Rua Gonçalo de Carvalho, 22

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Sobre Sara Lima

Sara Lima é natural de Goiânia – Goiás, pós-graduada em performance Musical e flautista principal da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

Em 2001, assumiu a posição de primeira flautista na Orquestra Sinfônica de Goiânia, permanecendo nessa função até agosto de 2005. Atuou de 2003 a agosto de 2005 como primeira flautista e chefe de naipe dos sopros na Orquestra de Câmara Goyazes. Em agosto de 2005, assumiu a posição de primeira flautista da Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto (OSRP), onde permaneceu até agosto de 2012. Como solista, realizou concertos com a Orquestra Sinfônica de Goiânia, Orquestra Sinfônica da Universidade Estadual de Londrina (OSUEL), Orquestra de Câmara Goyazes, Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto, Banda Sinfônica do Centro Federal de Educação Tecnológica de Goiás (CEFET-GO), hoje IFG, Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) e USP Filarmônica. Participou também como solista de quatro edições do importante Festival Música Nova, realizado pelo SESC e USP, nas edições de 2007, 2013, 2016 e 2021.

Tem sido convidada para ministrar masterclasses, em importantes instituições e eventos, como na FFCLRP (Escola de Música da USP de Ribeirão Preto) em 2016, no II Encontro de Madeiras do IFG Goiânia em 2016, no II Femusgo Itumbiara em 2016, na 2ª Mostra de Música Erudita do Estado de Goiás Anápolis em 2016, e na 15ª edição do Canto da Primavera Pirenópolis em 2014.

Atuou como intérprete na gravação de vários CDs, dentre os quais merecem destaque: “Flauta e Piano na Belle Époque Brasileira” (2016), “Mozart e Beethoven” e “Coletâneas” (produzidos pela Orquestra Sinfônica de Ribeirão Preto em 2007), “Danças de outros tempos” (produzido pelo Instituto Casa Brasil de Cultura em 2006), “Cantorias de Natal” e “Lento Acalanto” (produzidos por Yara Moreyra pelo selo Stella, em 1997 e 2000, respectivamente). Desde novembro de 2014 é spalla da Banda Sinfônica de Goiás. Em março de 2016, voltou a ocupar o cargo de primeira flautista da Orquestra Sinfônica de Goiânia.

O CD “Flauta e Piano na Belle Époque Brasileira” tem recebido excelentes críticas, como a do compositor Ricardo Tacuchian: “É um registro importante, mostrando os compositores da virada do século e que forjaram um caráter brasileiro em nossa música. A execução é primorosa e os arranjos muito bons. Tudo isso num CD de ótima qualidade técnica.”

Sobre Theresa Bogart

Theresa Bogard, natural dos Estados Unidos, é uma Artista Steinway versátil e dedicada a expandir o repertório tradicional pianístico. Desde o início de sua carreira, Theresa Bogard tem focado seus esforços em difundir a obra de compositoras e compositores menos representados em salas de concerto, criando programas extremamente variados e instigantes.

Como recebedora de uma das cobiçadas bolsas Fulbright, Theresa Bogard aprofundou seus estudos em performance historicamente informada e fortepiano no Conservatório Real de Haia, Holanda. Neste mesmo ano, Theresa Bogard foi laureada com o primeiro prêmio na International Mozart Fortepiano Competition em Bruges, Bélgica.

Reconhecida internacionalmente como pedagoga, Theresa Bogard tem recebido inúmeros prêmios que apontam sua excelência no ensino de música. Como professora de piano na University of Wyoming, Estados Unidos, Theresa Bogard tem atraído talentosos alunos vindos de diversos países ao redor do mundo. Seus alunos têm se destacado em várias competições de piano e têm sido admitidos em diversas escolas de música de reputação internacional, como The Juilliard School, Eastman School of Music, Cleveland Institute of Music, Oberlin College Conservatory of Music, Manhattan School of Music and Peabody Conservatory of Music. Theresa Bogard tem atuado também como membro do corpo docente de importantes festivais de música ao redor do mundo, como o InterHarmony International Music Festival na Itália e no Sulzbach-Rosenberg International Music Festival na Alemanha.

Apaixonada por diferentes culturas, Theresa Bogard se apresentou em cinco continentes ao redor do mundo, em países como Bélgica, Áustria, Alemanha, Holanda, Itália, México, Bolívia, Brasil, Nova Zelândia, Austrália, Coréia, Indonésia, Tailândia, China, Taiwan, Cingapura e Estados Unidos. Destacam-se suas performances no Weill Recital Hall do Carnegie Hall e no Ravinia Steans Institute com o violoncelista Misha Quint. Sua extensa discografia apresenta trabalhos que abrangem peças para piano solo e música de câmara, compostas desde o período barroco, representando sua especialidade, o fortepiano, até trabalhos escritos por compositores da atualidade.

Desde sua primeira visita ao Brasil, Theresa Bogard ficou apaixonada pela música brasileira. Entre suas atividades musicais em território brasileiro, destacam-se masterclasses e performances em São Paulo, Rio de Janeiro, Cuiabá, Curitiba, Florianópolis, Goiânia e Porto Alegre.

Acompanhe a Casa da Música Poa pela internet:

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