top of page
  • Foto do escritorKátia Debus

CASA DA MÚSICA NA SUA CASA apresenta Duo Bassphilus

Violoncelista Rodrigo Alquati e contrabaixista Walter Schinke interpretam Barrière e Rossini em performance gravada especialmente para a série de recitais virtuais da Casa da Música Poa



A CASA DA MÚSICA

A Casa da Música Poa, espaço cultural consagrado há 11 anos em Porto Alegre, é reconhecida por promover em quase todos os finais de semana do ano recitais de música clássica. A fim de mostrar que, tomando todos os cuidados, a cultura e a arte não param mesmo em meio à pandemia, a Casa lançou uma série de recitais virtuais com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina.

CASA DA MÚSICA NA SUA CASA

Para manter aquecido o mês de agosto com novidades artísticas, o projeto de recitais virtuais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA segue levando através das redes sociais apresentações musicais para a casa de cada espectador. São interpretações no formato de solos e duos, com cantores e instrumentistas brasileiros e internacionais.

Excepcionalmente nesta terça-feira, 25 de agosto, às 19h, o Duo Bassphilus, formado por Rodrigo Alquati (violoncelo) e Walter Schinke (contrabaixo), interpreta Sonate à Deux, de Jean Barrière (1707-1747) em performance gravada especialmente para essa série de recitais virtuais.

OBRAS

Jean Barrière (1707-1747) Sonate à Deux I. Andante II. Adagio III. Presto



ONDE ASSISTIR

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural. Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa: - Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/ - Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/ - Youtube: https://www.youtube.com/user/casadamusicapoa

Duo Bassphilus


O Duo Bassphilus – formado pelo violoncelista Rodrigo Alquati e pelo contrabaixista Walter Schinke – iniciou suas atividades em 1994, com o intuito de fazer música de câmara com os “pesos pesados” dos instrumentos de cordas, ou seja, com o violoncelo e o contrabaixo. O termo “peso pesado”, no entanto, refere-se somente ao volume e tamanho desses instrumentos, pois, ao contrário do que comumente se pensa, eles são instrumentos melódicos e virtuosísticos, tais como o violino e a viola. Como o próprio nome do duo sugere, os “amigos dos baixos” conseguem, com esta formação um tanto incomum, quebrar barreiras e preconceitos em relação a esses gigantes das cordas. Com um som aveludado e suave, típico desses instrumentos, o Duo produz efeitos e sonoridades ímpares nesse tipo de formação camarística, executando peças originais e arranjos de todas as épocas e estilos. Depois de uma longa e necessária pausa – de apenas vinte e cinco anos –, o Duo volta mais maduro e com toda a energia e vivacidade para se apresentar em palcos diversos, visando à difusão e ao aprofundamento de um repertório muito interessante e de grande  aceitação pelo público exigente e adorador da música camarística.



Rodrigo Alquati


Violoncelista, tem intensa participação no cenário musical do Rio Grande do Sul. Em 2002, recebeu duas vezes o Prêmio Açorianos, um de melhor instrumentista erudito na ocasião do lançamento de seu CD com sonatas de Brahms, e outro de melhor grupo erudito pelo CD “Kinematic”, do Musitrio. Foi indicado ao Prêmio Açorianos também em 2003. Suas atividades abrangem um grande espectro, incluindo apresentações ao vivo, gravações, participações em programas de rádio, recitais de música de câmara e divulgação da música brasileira composta para violoncelo. Além do repertório tradicional para violoncelo, tem uma seleção de músicas de compositores brasileiros de diferentes períodos e estilos. Realiza recitais de obras contemporâneas compostas para violoncelo solo de compositores gaúchos. É membro da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) há mais de 15 anos.

Walter Schinke

Chefe de naipe, é contrabaixista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (OSPA) desde 1990, e contrabaixista solista da Orquestra de Câmara da Ulbra desde sua fundação, em 1996. Iniciou seus estudos com Milton Romay Masciadri na Escola de Música da Ospa e no Curso de Extensão em Instrumentos Musicais da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Bacharel em Música pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), na classe de Hector Rossi, fez especialização em Contrabaixo na Escola Superior de Música de Würzburg, na Alemanha, sob a orientação de Michinori Bunya. Integrou a Orquestra Sinfônica da Paraíba de 1981 a 1989 e a Orquestra Jovem da Paraíba durante o bacharelado. Atuou como professor de contrabaixo para programa de crianças carentes (Projeto Espiral). Foi contrabaixista da Orquestra de Câmara Theatro São Pedro de 1990 a 1996. Como convidado, atuou em várias orquestras, como a Sinfônica do Rio Grande do Norte, a de Blumenau, a do SESC/RS, a da PUCRS, a da UCS, a da Unisinos, a de Campinas e a Sinfônica do Estado de São Paulo, com a qual realizou, como convidado, turnê pelos Estados Unidos em 2002. Em 1985, foi premiado no Concurso Jovens Solistas da Ospa.



0 comentário
bottom of page