Doutoranda em Música pela UFRGS, pianista mineira interpreta obras de Beethoven, Rachmaninoff, Ravel e Ginastera
No domingo, 17 de março, às 19h, a pianista Paloma Monteiro, natural de Minas Gerais, apresenta um recital na Casa da Música Poa, como parte da Série Talentos, no qual interpreta obras para piano solo de Ludwig van Beethoven (1770-1827), Sergei Rachmaninoff (1873-1943), Maurice Ravel (1875-1937) e Alberto Ginastera (1916-1983). O ingresso é um valor livre, a ser pago no dia e no local do evento – que ocorrerá na Casa da Música Poa, localizada na Rua Gonçalo de Carvalho, 22, próximo ao Shopping Total.
Programa do recital
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sonata No. 26 em Mi bemol maior, “Les Adieux”
I . Das Lebewohl: Adagio - Allegro
II. Abwesenheit: Andante espressivo
III. Das Wiedersehn: Vivacissimamente
Maurice Ravel (1875-1937)
Miroirs
III. Une barque sur l’océan
Sergei Rachmaninoff (1873-1943)
Etudes-Tableaux, Op. 33
VII. Moderato, em sol menor
IV. Moderato, em ré menor
VIII. Grave, em dó sustenido menor
Alberto Ginastera (1916-1983)
Danzas argentinas, Op. 2
I. Danza del viejo boyero
II. Danza de la moza donosa
III. Danza del gaucho matrero
Série Talentos – Recital de Paloma Monteiro (piano)
Obras de Beethoven, Rachmaninoff, Ravel e Ginastera
17 de março, domingo, 19h
Ingresso: valor livre
Local: Rua Gonçalo de Carvalho, 22
Sobre Paloma Monteiro
Natural de Monte Carmelo, MG, a pianista Paloma Monteiro é doutoranda em Música na UFRGS (Práticas Interpretativas), sob a orientação do Prof. Dr. Ney Fialkow. Formou-se em Licenciatura e Bacharelado em Piano na Universidade Federal de Uberlândia, sob a orientação das professoras doutoras Rosiane Lemos, Viviane Bodaczny e Flávia Botelho. Participou de masterclasses de piano, festivais, concursos e oficinas com professores renomados, aliando atividades artísticas, de pesquisa e docência com a mesma paixão e dedicação. Atualmente, realiza pesquisa no âmbito da Psicologia e Cognição Musical, com foco na repetição de trechos, feitos por estudantes de piano em situações de prática instrumental. Recentemente, foi contemplada com uma bolsa de doutorado sanduíche para realizar parte de seu trabalho de tese na McGill University, no Canadá. Suas últimas comunicações foram apresentadas nos congressos PERFORMUS'20 e 21, no Primeiro Congresso Ibero-Americano de Psicologia da Música e Cognição Musical e no GAPS – Global Arts and Psychology Seminar.
Comments