Em recital virtual, jovem pianista interpreta Beethoven, Chopin, Liszt e Villa-Lobos
Há um ano, a Casa da Música Poa vem promovendo, através de suas redes sociais, uma série de recitais virtuais com o objetivo de levar para a casa de cada espectador apresentações com diversos músicos e musicistas nacionais e internacionais. Essa iniciativa decorreu da impossibilidade de realização dos recitais em formato presencial, como costumeiramente acontecia nesse espaço cultural até a chegada da pandemia de coronavírus.
Como sétima atração da temporada 2021 da CASA DA MÚSICA NA SUA CASA, haverá a apresentação da jovem pianista Mariaclara Welker.
O recital ocorre em formato virtual no domingo, 25 de julho, às 19h, e traz no programa as seguintes músicas:
Ludwig van Beethoven (1770-1827)
Sonata op. 53, “Waldstein”:
I. Allegro con brio
II. Adagio molto
III. Rondo. Allegretto moderato – Prestissimo
Franz Liszt (1811-1886)
Étude de Concert nº 3, “Un sospiro”
Heitor Villa-Lobos (1887-1959)
Cirandas:
I. Terezinha de Jesus
II. A Condessa
VI. Passa, passa, gavião
A lenda do Caboclo
Frédéric Chopin (1810-1849)
Balada nº 1 em sol menor, op. 23
As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural.
Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa:
- Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/
- Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/
- Youtube: https://www.youtube.com/user/casadamusicapoa
Assista este breve vídeo para conhecer a nova identidade visual da Casa da Música Poa:
Sobre Mariaclara Welker
Mariaclara Welker tem 17 anos. Em 2020, recebeu o prêmio "Revelação" no Concurso Jovens Solistas da Orquestra Sinfônica do Rio Grande do Norte, concorrendo com 122 candidatos de todo o país.
Apresentou seu primeiro recital público com apenas oito anos de idade, na Casa da Música. Sob a orientação da pianista Olinda Allessandrini, tem sido convidada como recitalista, e já atuou várias vezes na Casa da Música, na Estação Musical, no Salão Mourisco, no Multipalco do Theatro São Pedro, em Porto Alegre, e também apresentou recitais em Pelotas, Erechim e Montenegro.
Foi a mais jovem musicista aprovada no Concurso “Jovens Solistas” da Orquestra de Câmara da Fundarte, e por várias ocasiões foi solista com esta mesma orquestra. Esse concurso lhe rendeu convites para tocar com outras orquestras, como a Orquestra Filarmônica da PUCRS, a Orquestra Villa-Lobos, e a Orquestra Sinfônica da Universidade de Caxias do Sul. Atuou com os regentes Antonio Carlos Borges Cunha, Manfredo Schmiedt, Márcio Buzatto, Fernando Cordella, Cecília Silveira e Matheus Kleber.
Foi selecionada para as audições de alunos do Festival de Piano de Ivoti, no V e VI Gramado in Concert, em Gramado. Participou como executante em masterclasses de Alexandre Dossin, Ney Fialkow, Guigla Katsarava, Melanie Chen e Raphael Lustchevsky. Sua formação pianística contou com as professoras Fernanda Anders, Viviane Matschulat, Catarina Domenici e Olinda Allessandrini.