• Casa da Música POA

Orquestra Jovem e Escola Casa da Música realizam recitais

Apresentações gratuitas e abertas ao público ocorrem neste final de semana, sábado e domingo (21 e 22/8), nas Igrejas Conceição, Batista Central e Santa Teresinha


A Orquestra Jovem e a Escola Casa da Música realizarão três recitais gratuitos e abertos ao público neste final de semana. No sábado (21/8), a apresentação será às 14h30, na Igreja Conceição (Av. Independência, 230). No domingo (22/8), os recitais ocorrem às 11h30, na Igreja Batista Central (Av. Cristóvão Colombo, 616); e às 14h30 na Igreja Santa Teresinha (Rua Ramiro Barcelos, 386). Por conta da pandemia, as igrejas estarão abertas para metade da capacidade de ocupação de público, respeitando os protocolos sanitários.

Com regência de Ricardo Chacon, coordenador da Orquestra Jovem e Escola Casa da Música, os recitais terão obras de Leopold D. Mozart, R. Matesky e L. V. Beethoven. A Orquestra Jovem é um grupo de cordas composto por violinos, violas, violoncelos e contrabaixos. Além da Orquestra, haverá apresentações de grupos formados por estudantes de violão, piano, percussão, entre outros.


As apresentações marcam o encerramento da primeira edição do projeto, iniciado em 2017, retomado online em 2020 e presencial em julho de 2021. A iniciativa é realizada pela AACAMUS (Associação de Amigos da Casa da Música), viabilizada com financiamento do Pró-Cultura RS, da Secretaria de Estado da Cultura – Governo do Estado do Rio Grande do Sul e patrocínio da Satis Brasil. O projeto oferece aulas gratuitas de música para estudantes de escolas públicas de Porto Alegre e Região Metropolitana, com idades entre 6 e 16 anos.

Atualmente, mais de 200 jovens participam, podendo escolher uma entre 10 modalidades de instrumentos, combinados com aulas de canto ou xadrez. Em 2021, as aulas iniciaram em março, no formato online por conta da pandemia; e desde junho estão ocorrendo presencialmente na Casa da Música (Rua Gonçalo de Carvalho, 22 - Porto Alegre).

O objetivo do projeto é incluir crianças e jovens para que tenham vivência musical no turno inverso à escola. Também insere os estudantes em programações culturais da cidade, como recitais e concertos. Trata-se de uma forma de promover a transformação social por meio da música, incentivando o convívio social, estimulando o aprendizado e a elevação da autoestima, além de possibilitar a formação para acesso a emprego no futuro, fomentando o desenvolvimento da economia da cultura na área musical.

Além das apresentações nas igrejas, os estudantes do projeto se apresentarão na escola municipal José Mariano Beck e na Clínica Esperança de Amparo à Criança.

CASA DA MÚSICA DE PORTO ALEGRE


A Casa da Música foi fundada em 2009. Está localizada no belo sobrado número 22 da Rua Gonçalo de Carvalho. A casa, quase centenária, possui estilo arquitetônico com influência Art-Déco, e atrai turistas de várias partes do Brasil e do mundo.

Destinado ao ensino, à escuta e ao fazer artístico, é reconhecida como um importante espaço cultural voltado à música clássica e popular em Porto Alegre. Além de artistas gaúchos, já recebeu músicos de diversos estados brasileiros e do exterior, de países como Suíça, Alemanha, Estados Unidos, França, Argentina e Uruguai.

A Casa da Música ainda concentra aulas e masterclasses dos mais variados instrumentos, bem como é usada para estudo e ensaios individuais e em grupos. Além de ser a sede da Orquestra Jovem, formada por estudantes de escolas públicas.


0 comentário