Recital contempla repertório erudito e popular
No sábado, 3 de setembro, às 11h, acontece dentro da série Concertos Capitólio a apresentação do grupo vocal masculino Madrigal Nestor Wennholz e do Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre. O primeiro grupo, regido por Lucas Alves, conta com a orientação vocal do tenor lírico Flávio Leite, tendo em sua formação os seguintes cantores: José Marcos Neutzling e Lucas Alves (tenores I), Rogério Ienczak Gomes e Ricardo Ortega (tenores II), João Ricardo Masuero, Fernando Wielewicki e Luís Augusto Weber Mercado (barítonos), e Roberto Moreira e José Mariano Bersch (baixos). O segundo grupo é integrado pelos seguintes violoncelistas: Diego Schuck Biasibetti, Murilo Alves, Rodrigo Alquati e Tácio Vieira. No recital serão interpretadas obras de Tallis (1505-1585), Poulenc (1899-1963), Villani-Côrtes (1930-), Tom Jobim (1927-1994), entre outros compositores.
O recital, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio, que fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Concertos Capitólio apresentam:
Madrigal Nestor Wennholz e Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre
Dia 3 de setembro, sábado, 11h
Músicas de Tallis, Poulenc, Villani-Côrtes, Tom Jobim, entre outros compositores
Entrada franca
Local: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 (Centro Histórico de Porto Alegre)
- - -
Programa
- MADRIGAL NESTOR WENNHOLZ -
Thomas Tallis (1505-1585)
If Ye Love Me
Joseph Rheinberger (1839-1901)
Abendlied
Francis Poulenc (1899-1963)
Quatre Petite Prières de Saint François d'Assise
Guilherme Roman (1994-)
Tree's Prayer
Ola Gjeilo (1978-)
Northern Lights
Ubi Caritas
- QUARTETO DE VIOLONCELOS DE PORTO ALEGRE -
Edmundo Villani-Côrtes (1930-)
Cinco Miniaturas Brasileiras
I. Prelúdio
II. Toada
III. Choro
IV. Cantiga de Ninar
V. Baião
Antônio Carlos Jobim (1927-1994)
Canta, canta mais
Luiza
Corcovado
- - -
Sobre o Madrigal Nestor Wennholz
É uma formação musical vocal de naipes masculinos, de Porto Alegre (RS). Iniciou suas atividades em 2015. Dedica-se em especial ao repertório de música erudita “a capella”, dos períodos renascentista, barroco e romântico, sem deixar de visitar oportunamente outros gêneros e estilos musicais. Tem como diretor artístico o regente Lucas Alves, e conta com a orientação vocal do tenor lírico e professor Flávio Leite. O grupo é formado pelos seguintes cantores: José Marcos Neutzling e Lucas Alves (tenores I), Rogério Ienczak Gomes e Ricardo Ortega (tenores II), João Ricardo Masuero, Fernando Wielewicki e Luís Augusto Weber Mercado (barítonos), Roberto Moreira e José Mariano Bersch (baixos). A denominação do grupo é uma homenagem, em memória, ao reconhecido compositor, arranjador e maestro gaúcho Nestor Miguel Wennholz (1931-2008), cuja obra dedica especial atenção à música coral. Grupo independente, o Madrigal Nestor Wennholz realiza seus ensaios na Casa da Música POA.
Sobre o Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre
O Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre reúne quatro músicos apaixonados pela música de câmara que se dedicam a explorar a rica formação de um grupo de violoncelos. No repertório do grupo, a música brasileira de concerto é protagonista, trazendo obras de alguns dos compositores mais representativos de nosso país. As Cinco Miniaturas Brasileiras de Edmundo Villani-Côrtes, por exemplo, são formadas por cinco movimentos curtos, nos quais são explorados variados ritmos da música brasileira, tais como toada, choro e baião. Sobre a música de Tom Jobim, sabe-se que ele era apaixonado pelo violoncelo, chegando a incluir esse instrumento em diversos arranjos de algumas de suas canções, como Luiza. Neste recital, também será interpretado um arranjo de Paulo Jobim da canção Canta, canta mais, bem como de um grande clássico da música brasileira: Corcovado. O Quarteto de Violoncelos de Porto Alegre é formado pelos seguintes músicos: Diego Schuck Biasibetti, Murilo Alves, Rodrigo Alquati e Tácio Vieira.