Pianista e violonista interpretam composições próprias
No sábado, 2 de julho, às 11h, a pianista Catarina Domenici e o violonista Daniel Wolff apresentam, na série Concertos Capitólio, um recital no qual interpretam algumas de suas próprias composições. O evento contará também com a participação de Ayres Potthoff (flauta), Camilo da Rosa Simões (violino), Cintia de los Santos (soprano) e Rodrigo Alquati (violoncelo). Nesse dia haverá a estreia brasileira e mundial de algumas obras de Domenici e Wolff. O recital, com entrada franca, ocorre na Cinemateca Capitólio, que fica na Rua Demétrio Ribeiro, 1085, no Centro Histórico de Porto Alegre.
Concertos Capitólio apresentam: Catarina Domenici e Daniel Wolff
Catarina Domenici (piano) e Daniel Wolff (violão), com a participação de Ayres Potthoff (flauta), Camilo da Rosa Simões (violino), Cintia de los Santos (soprano) e Rodrigo Alquati (violoncelo)
Dia 2 de julho, sábado, 11h
Obras de Catarina Domenici e Daniel Wolff
Entrada franca
Local: Rua Demétrio Ribeiro, 1085 (Centro Histórico de Porto Alegre)
- - -
Programa
Daniel Wolff (1967-)
Poema para uma vida (sobre poema de Fernanda Krüger)
*estreia mundial
Ayres Potthoff, flauta
Rodrigo Alquati, violoncelo
Daniel Wolff, violão
Daniel Wolff (1967-)
Flocos de sol (Sunflakes)
*estreia mundial
Rodrigo Alquati, violoncelo
Catarina Domenici, piano
Daniel Wolff, violão
Catarina Domenici (1965-)
Trilogia da Alma (texto de Vinicius Mariano de Carvalho)
I – Fenomenologia do espírito
II – Assassinato poético
III – Soneto morto
Cintia de los Santos, soprano
Catarina Domenici, piano
Catarina Domenici (1965-)
Milonga (para Marta) e Chamamé para piano solo
*estreia brasileira
Catarina Domenici, piano
Catarina Domenici (1965-)
Letters to my mother (texto de Catarina Domenici)
*estreia brasileira
I – The Bond
II – The Mask
III – The Wound
IV – The Farewell
Cintia de los Santos, soprano
Catarina Domenici, piano
Daniel Wolff (1967-)
Trio para violino, violoncelo e piano
I – Allegro
II – Chanson
III – Scherzo
IV – Rapsodia
Camilo da Rosa Simões, violino
Catarina Domenici, piano
Rodrigo Alquati, violoncelo
- - -
Sobre Catarina Domenici
Catarina Leite Domenici exerce ativa carreira como recitalista, camerista, docente e pesquisadora. Após o curso de graduação em música na UNESP, quando atuou como pianista do Grupo PIAP, recebeu bolsa (CNPq) para realizar Mestrado e Doutorado em Piano Performance na Eastman School of Music, na classe da renomada pianista Rebecca Penneys. Lá recebeu também o Performer’s Certificate e o Prêmio Lizie Teege Mason de melhor pianista. Além de reconhecida solista detentora de prêmios expressivos ao longo de sua carreira, gravou o CD Porto 60, premiado com dois Troféus Açorianos, angariando os mais altos elogios da crítica especializada. Também como camerista vem colhendo prêmios, tais como o de melhor camerista no VII Prêmio Eldorado de Música, Troféu Açorianos e o da APCA de São Paulo. É Professora de Piano da Universidade Federal do Rio Grande do Sul desde 1993 e foi coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Música (2013-2015). Sua larga experiência como docente tem rendido frequentes convites para cursos de curta duração, masterclasses, palestras e recitais comentados no Brasil, EUA e Europa. Desenvolve pesquisa pioneira sobre interações compositor-performer na música contemporânea, que vem sendo apresentada em congressos na Europa, Ásia e América do Sul. Possui diversos trabalhos publicados e apresentados em congressos nacionais e internacionais. Catarina é membro fundador e a primeira Presidente da Associação Brasileira de Performance Musical (ABRAPEM).
Sobre Daniel Wolff
Primeiro Doutor em Violão do Brasil, Daniel Wolff é formado pela Escuela Universitaria de Música de Montevidéu. Agraciado com bolsas de estudo da CAPES e CNPq, Wolff cursou Mestrado e Doutorado em Música na prestigiosa Manhattan School of Music de Nova Iorque, recebendo o Helen Cohn Award, prêmio oferecido ao doutorando de melhor desempenho.
Professor Titular da UFRGS, onde criou os cursos de Mestrado e Doutorado em Violão, Wolff é constantemente requisitado para ministrar cursos e masterclasses em universidades e festivais de música no Brasil, Estados Unidos, Alemanha, Portugal, México, Colômbia, Uruguai, Argentina, Bolívia e Peru. Foi também Professor Visitante da Universidade de Arte de Berlim (UdK).
Vencedor de importantes concursos nacionais e internacionais de violão, sua carreira inclui apresentações na América do Sul, Estados Unidos e Europa, destacando-se numerosas atuações como solista de importantes orquestras e um recital no Carnegie Hall de Nova Iorque. Entre seus professores, destacam-se Abel Carlevaro, Eduardo Fernandez e Manuel Barrueco.
Como compositor e arranjador, teve suas obras tocadas e gravadas por orquestras e grupos de câmara da Europa e das Américas. Sua participação como arranj