top of page

CASA DA MÚSICA NA SUA CASA apresenta recital com Trio de Flauta, Cello e Piano

Foto do escritor: Kátia DebusKátia Debus

Cristina. Capparelli, Ayres Potthoff e Rodrigo Alquati se reúnem para interpretar obra de Weber

Duo Bassphilus na Casa da Música Poa


A CASA DA MÚSICA

Há quatro meses, a Casa da Música Poa vem promovendo, através de suas redes sociais, uma série de recitais virtuais com o objetivo de levar para a casa de cada espectador apresentações com diversos músicos e musicistas nacionais e da América Latina. Nesse sentido, o próximo recital da série CASA DA MÚSICA NA SUA CASA traz ao público apreciador da música, como parte das comemorações pelos seus 250 anos de nascimento, uma obra de Ludwig van Beethoven, um dos maiores compositores de todos os tempos.

No domingo, 08 de novembro, às 19h, os músicos Cristina Capparelli, Ayres Potthoff e Rodrigo Alquati se reúnem para interpretar o Trio in G minor, Op.63 para flauta, piano e violoncelo, de Carl Maria von Weber (1786-1826). A obra possui quatro movimentos: I. Allegro moderato, II. Scherzo, III. Schäfers Klage e IV. Finale.

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural.




ONDE ASSISTIR

As apresentações dos recitais CASA DA MÚSICA NA SUA CASA seguem tendo novas estreias regularmente, sempre nos domingos, às 19h, e podem ser acompanhadas pelas redes sociais do espaço cultural. Acompanhe os recitais nas redes sociais da Casa da Música Poa: - Facebook: https://pt-br.facebook.com/CasadaMusicaPoa/ - Instagram: https://www.instagram.com/casadamusicapoa/ - Youtube: https://www.youtube.com/casadamusicapoa


CRISTINA CAPPARELLI


Graduada em Música pela Universidade Federal de Uberlândia (1972), Cristina Capparelli recebeu o grau de Master of Music - New England Conservatory (1975) e de Doctor of Musical Arts - Boston University (1985). Atualmente é professora titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul onde orienta iniciação científica, mestrado, doutorado e posdoutorado. Foi representante do comitê de Artes no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (2002-2004). Pianista com CDs gravados e intensa atividade artistica, seus alunos tem recebido premios expressivos em concursos nacionais e internacionais. Em 2008 foi convidada pela ABM (Rio de Janeiro) para participar da série Trajetórias e em 2009 gravou um CD para o selo Meridian (Inglaterra) com a violoncelista Tânia Lisboa, intitulado The Brazilian Cello. Em 2011 lançou o CD intitulado Cristina Capparelli interpreta a obra para piano de Alda Oliveira e Jamary Oliveira. Em 2014 concluiu o projeto de gravação das 8 Sonatinas e da Sonata de Camargo Guarnieri em parceria com seus colegas Catarina Domenici, André Loss e Ney Fialkow. Tendo desenvolvido um trabalho extenso com o repertorio latino-americano e reunido um vasto acervo de obras de compositores brasileiros e latino-americanos, disponibiliza os resultados on line para comunidade acadêmica. Seus trabalhos investigativos recentes na área de musicologia cognitiva e do estudo da execução instrumental de alto nível tem sido aceitos nos principais congressos de área no país e no exterior. Como coordenadora de grupo de pesquisa, os resultados parciais podem ser obtidos no site: www.ufrgs.br/gppi

No primeiro semestre de 2014 esteve em residência na Indiana University através do Center for Caribean and Latin American Studies e o Latin American Music Center, este último parte da Jacobs School of Music, com o apoio da Fulbright Commission que a apoiou pela terceira vez. Distingue-se por aliar as atividades artísticas, de pesquisa e de docência com o mesmo entusiasmo e dedicação.



RODRIGO ALQUATI


Músico, violoncelista, tem intensa participação no cenário musical do Rio Grande do Sul, em 2002 recebeu duas vezes o Prêmio Açorianos, um por ter sido eleito o melhor instrumentista erudito de 2002, ano de lançamento de seu CD com Sonatas de Brahms, e outro como melhor grupo erudito, pelo CD “Kinematic”, do Musitrio. Sendo mais uma vez indicado ao Prêmio Açorianos 2003.


Suas atividades abrangem um grande espectro, incluindo apresentações ao vivo, gravações, participações em programas de rádio, recitais de música de câmara e divulgação da música brasileira composta para o violoncelo. Além do repertório tradicional para violoncelo, tem uma seleção de músicas de compositores brasileiros, de diferentes períodos e estilos. Realiza recitais de obras contemporâneas compostas para violoncelo solo de compositores gaúchos atuantes no cenário riograndense.



AYRES POTTHOFF


Estudou com Zacarias Valiati, Keith Underwood e Celso Woltzenlogel. É um dos fundadores da Associação Brasileira de Flautistas e da Orquestra de Câmara Theatro Sao Pedro. Com frequência apresenta-se em recitais e concertos ao lado de Daniel Wolff e Rodrigo Alquati, em países como Estados Unidos, França, Alemanha, Hungria, Noruega, República Tcheca, Peru, Equador, Portugal e Canadá.


Commenti


bottom of page